Definição de Sistema de Informação

Segundo Buckingham et al. 1987, um Sistema de Informação é uma entidade socio-técnica que junta, armazena, processa e disponibiliza informação relevante para uma organização de modo a torná-la acessível e útil para quem a deseje e possa utilizar.

Um sistema de informação é assim um conjunto de meios e procedimentos cuja finalidade é assegurar a informação útil necessária às diversas funções e níveis das organizações, assim como à sua envolvente externa.

Uma ideia errada que muitas vezes é incorrectamente apreendida, é a de que os sistemas de informação são apenas tecnologia.

Não poderia estar mais errada. Os SI englobam, para além da parte tecnológica, a Informação já bem descrita por aqui, bem como as suas qualidades, os procedimentos organizacionais, e até as próprias pessoas – os recursos humanos das empresas.

No extremo, os gestores poderiam até criar e desenvolver SI manuais para apoio às suas actividades. Se bem que tal, nos dias que correm seriam bem pouco prático e competitivo, dado o crescente desenvolvimento da actividade económica e a quantidade de informação que lhe está cada vez mais associada – muito pouco tratável sem o recurso às ciências computacionais.

Decorre desta última justificação uma forte razão para a adopção de software para o Sistema de Informação de uma empresa. Inventariemos mais algumas nos artigos seguintes.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *