Dados e Informação

Dados e Informação

Os Dados são factos isolados, representações não estruturadas que poderão ou não ser pertinentes ou úteis numa determinada situação. Caracterizam-se por serem tão somente elementos ou valores discretos que isoladamente não têm qualquer utilidade e cuja simples posse não assegura a obtenção de quaisquer benefícios.

Por outro lado, a Informação é um conjunto de dados, colocados num contexto útil e de grande significado que, quando fornecido atempadamente e de forma adequada a um determinado propósito, proporciona orientação, instrução e conhecimento ao seu receptor, ficando este mais habilitado para desenvolver determinada actividade ou decidir.

Continuando a aumentar a complexidade do conceito, o Conhecimento é combinação de instintos, ideias, regras e procedimentos que orientam as acções e as decisões.

Para terminar, entende-se por Sistema todo o conjunto de componentes inter-relacionados que concorrem em conjunto para atingir objectivos comuns, aceitando os designados INPUTS (dados de entrada) e produzindo OUTPUTS (resultados) numa bem organizada e estruturada transformação de processos.

Um Comentário

  1. Viviane mendes morais Bachmann

    gostei do artigo muito bem explicado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *