Bem-vindo | Inicie sessão | Registe-se

Classificação dos SAD quanto aos modelos utilizados

Os sistemas de apoio à decisão distinguem-se entre eles quanto aos modelos utilizados, que podem ser elencados em quatro grandes categorias, que se apresentam de seguida e sobre as quais se “fala” mais demoradamente mais à frente.

  • Análise de cenários – what-if
  • Análise de sensibilidade
  • Análise de procura de objectivos
  • Análise de optimização

Nos SAD de análise de cenários, também conhecidos como sendo do tipo what-if, o utilizador final altera as variáveis e as relações entre essas variáveis, para observar as alterações provocadas nos valores de outras variáveis.

Em modelos de análise de sensibilidade, altera-se repetidamente o valor de apenas uma variável, para observar as alterações produzidas nas outras variáveis. Usa-se geralmente este modelo quando há incerteza acerca do que se assumiu ao estimar o valor inicial de algumas variáveis-chave.

Na análise de procura de objectivos, o decisor define um valor-alvo, também designado como objectivo, para uma determinada variável envolvida no problema. O sistema altera  repetidamente as outras variáveis até atingir o valor-alvo para a variável fixada.

A análise de optimização extende a utilização que é feitas na análise da procura de objectivos, tornando a a pesquisa mais complexa, uma vez que permite encontrar o valor óptimo para uma ou mais variáveis-alvo, dentro de certas restrições.

Sistemas Apoio DecisãoPublicado 11 Março 2011 às 16:45 Sem Comentários

Tags: , , , , ,

Leia também

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)