Bem-vindo | Inicie sessão | Registe-se

ROLAP MOLAP e HOLAP

Entre os sistemas OLAP importa ainda distinguir ROLAP e MOLAP. Embora sejam ambos ferramentas de análise, os sistemas ROLAP (Relational Online Analytical Processing) diferem dos MOLAP (Multidimensional Online Analytical Processing) na medida em que não necessitam de qualquer processamento nem  armazenamento prévio dos dados a processar, em oposição ao funcionamento dos sistemas MOLAP, que é o tradicional dos sistemas OLAP – a imagem da informação armazenada, já depois de algum processamento no cubo multidimensional.

Os sistemas ROLAP são capazes  de aceder aos dados numa dada base de dados relacional e gerar as queries (consultas) necessárias no momento em que o utilizador as solicita. No entanto, é claro que a base de dados deverá estar convenientemente preparada para o efeito, e este processo é mais moroso que na tecnologia MOLAP.

Os sistemas HOLAP (Hybrid Online Analytical Processing) como o acrónimo indica, são uma mistura dos dois sistemas anteriores, tentando explorar as vantagens de ambos e colmatar as fraquezas de cada um.

Assim, para informação pré-processada, o HOLAP age como os sistemas MOLAP, imitando a rapidez destes. Quando é necessária informação mais detalhada, ainda não sumariada nem pré-processada, os HOLAP imitam os sistemas ROLAP na sua habilidade para capturarem a informação através de um sistema de bases de dados relacionais.

OLAPPublicado 11 Março 2011 às 17:31 Sem Comentários

Tags: , , , , ,

Leia também

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)