Bem-vindo | Inicie sessão | Registe-se

OLAP são sistemas de visualização multidimensional

O OLAP- On-Line Analytical Processing encontra-se disponível para muitos sistemas de bases de dados e inclui actividades de aquisição e análise de dados e informação, mas também a sua apresentação ao utilizador da forma mais intuitiva e compreensiva possível.

A aplicação OLAP é capaz de gerar queries ou consultas, pedidos de relatórios e executar análises estatísticas variadas.

Para facilitar estas operações é necessário trabalhar com a data warehouse e um conjunto de ferramentas com capacidades multidimensionais e visualização.

No sistemas OLAP encontramos o conceito de hipercubo de dados para além de um conjunto de ferramentas de reporting: fáceis de utilizar e bastante flexíveis nas análises que permitem. A  visualização multidimensional consiste em agrupar várias variáveis do problema segundo diversas dimensões: como sejam o tempo, local, produto, cliente, etc.

É disponibilizada a visualização dos chamados slices (cortes) e vistas, vendo o  hipercubo segundo a perspectiva desejada.

Fazem parte do domínio muito próprio deste sistema, as acções de Colapsar, fazer Roll-up (consolidar ou agregar em dados mais gerais), fazer drill-down (separar em nódulos mais específicos), bem como ranking, filtering, dicing.

OLAPPublicado 11 Março 2011 às 17:18 Sem Comentários

Tags: , , ,

Leia também

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)