Bem-vindo | Inicie sessão | Registe-se

A Informação no contexto das organizações empresariais

A informação é actualmente para as organizações, se não o mais importante dos recursos, pelo menos um dos recursos cuja gestão e aproveitamento mais influencia o sucesso da mesma. A Informação é um factor estruturante e tem-se assumido como um autêntico instrumento de gestão, bem como uma arma estratégica indispensável para a obtenção de vantagens competitivas a nível empresarial. A Informação pode ser o agente crítico que em último grau poderá determinar o sucesso ou a ruína de uma organização empresarial.

No entanto, e pesem todos os benefícios crescentes de andar bem informado e dispor o mais possível de toda a informação pertinente, algumas empresas levam a procura de informação a extremos, numa atitude excessiva que acaba por anular alguns dos benefícios conseguidos.

Algumas organizações armazenam grandes quantidades de dados que dificilmente lhes serão úteis no futuro. Seguem uma máxima completamente errada que é a de pensarem que Ter alguma informação é bom, então ter mais informação será ainda melhor,

Sendo a actividade da Gestão o acto de decidir e fazer decidir, garantindo a flexibilidade e em simultâneo a coesão da organização ou do negócio, na actualidade, caracterizada por cenários económicos, sociais e financeiros, em que tende a aumentar a quantidade de problemas não estruturados, que exigem decisões com suporte probabilístico, a qualidade da Gestão resulta duma combinação de vários factores, onde a sorte, a intuição e a razão têm o seu lugar, se bem que influenciadas por informação que se pretende o mais precisa, fiável e oportuna possível.

Sistemas InformaçãoPublicado 9 Março 2011 às 22:53 Sem Comentários

Tags: , ,

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)