Bem-vindo | Inicie sessão | Registe-se

A Informação e a sua disponibilidade

Um sistema de apoio à decisão assenta (e muito) na informação organizacional que num dado momento está disponível. Detenhamo-nos um pouco a avaliar a maneira como essa informação pode e se deseja que seja dispensada.

Quanto ao tempo, a Informação deve ser fornecida no momento em que é necessária, e nessa actual deve ser completamente actual. A Informação deve ser fornecida sempre que é necessária, quer seja acerca de períodos passados, presentes ou futuros, conforme a necessidade desta para a decisão.

Quanto ao conteúdo, a Informação quer-se isenta de erros e directamente relacionada com as necessidades de informação de cada recipiente, em cada situação.

Devem ser fornecidas toda a informação necessária e apenas a informação necessária, sem qualquer informação supérflua. A informação pode ser de âmbito alargado ou reduzido, focando aspectos internos ou externos à organização.

Quanto à forma, a Informação deve ser fornecida num formato de fácil compreensão e fornecida tanto de forma resumida como detalhada, podendo ser organizada numa sequência predefinida.

A informação pode ser apresentada de forma narrativa, numérica, gráfica ou outra. Pode ser fornecida de modo impresso, em vídeo ou noutro suporte.

Sistemas InformaçãoPublicado 11 Março 2011 às 16:04 Sem Comentários

Tags:

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)