Bem-vindo | Inicie sessão | Registe-se

Consumer to Business C2B

O tipo de negócio electrónico C2B assenta na iniciativa dos consumidores para iniciarem interacções e transacções. Complicado, verdade? Não ficou totalmente elucidado pois não?Os modelos business to consumer e B2B são bem mais fáceis de compreender.

Pois existem duas maneiras de conseguir este resultado e obtermos um negócio enquadrável no modelo de comércio electrónico Consumer to Business.

Site de recolha de opiniões

Uma delas passa por recolher ideias e opiniões dos consumidores e torná-las disponíveis ao público em geral de maneira a ajudá-lo a tomar futuras decisões de compra.

O site de comércio eletrónico deste tipo gera dividendos à custa de anúncios nas suas páginas e da cobrança de comissões sobre produtos e serviços vendidos através do site, nomeadamente sistemas de afiliados.

Um exemplo desta forma de negócio é o epinions.com, que serve como uma fonte imparcial de conselhos, recomendações personalizadas e compras comparativas para quem pretende tomar decisões de compra avalizadas.

São muito comuns os sites deste género que assumem a forma de foruns e onde está implícito um incentivo à compra.

Leilão Invertido ou Leilão de Compra

Neste tipo de leilões é o comprador que define o que quer comprar e em que condições, por exemplo, a que preço (dentro do possível, claro está).

A outra maneira de implementar C2B refere-se aos denominados leilões invertidos (reverse auction) onde o comércio eletrónico permite aos consumidores emitirem lances por um produto ou serviço.

 

Comércio EletrónicoPublicado 20 Junho 2011 às 20:27 Sem Comentários

Tags: , , ,

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)