Consumer to Business C2B
O tipo de negócio electrónico C2B assenta na iniciativa dos consumidores para iniciarem interacções e transacções. Complicado, verdade? Não ficou totalmente elucidado pois não?Os modelos business to consumer e B2B são bem mais fáceis de compreender.
Pois existem duas maneiras de conseguir este resultado e obtermos um negócio enquadrável no modelo de comércio electrónico Consumer to Business.
Site de recolha de opiniões
Uma delas passa por recolher ideias e opiniões dos consumidores e torná-las disponíveis ao público em geral de maneira a ajudá-lo a tomar futuras decisões de compra.
O site de comércio eletrónico deste tipo gera dividendos à custa de anúncios nas suas páginas e da cobrança de comissões sobre produtos e serviços vendidos através do site, nomeadamente sistemas de afiliados.
Um exemplo desta forma de negócio é o epinions.com, que serve como uma fonte imparcial de conselhos, recomendações personalizadas e compras comparativas para quem pretende tomar decisões de compra avalizadas.
São muito comuns os sites deste género que assumem a forma de foruns e onde está implícito um incentivo à compra.
Leilão Invertido ou Leilão de Compra
Neste tipo de leilões é o comprador que define o que quer comprar e em que condições, por exemplo, a que preço (dentro do possível, claro está).
A outra maneira de implementar C2B refere-se aos denominados leilões invertidos (reverse auction) onde o comércio eletrónico permite aos consumidores emitirem lances por um produto ou serviço.
Comércio EletrónicoPublicado 20 Junho 2011 às 20:27 Sem Comentários